segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marraquexe

"Para quem nunca pôs o pé fora do continente europeu, entrar em Marraquexe é mais ou menos como descobrir um novo mundo ou ser transportado para uma nova dimensão.
Não é preciso sequer ver os minaretes que rasgam o horizonte para perceber que se está num país islâmico; basta ouvir o canto hipnótico amplificado pelos altifalantes das mesquitas guiando os fiéis para a oração. Também não é preciso ver o deserto para perceber que ele está ali bem perto: ele pressente-se na poeira suspensa no ar e nas casas e muralhas de tons ocres. Mas para realmente captar a alma de Marraquexe é preciso acionar todos os sentidos e mergulhar sem reservas no labirinto da sua zona histórica, entre muralhas quase milenares.
No início, estranha-se a confusão de gente, bicicletas, motoretas e até carroças que constantemente ameaçam a segurança dos peões, mas depois os sons, as cores e os cheiros dos souks acabam por se entranhar na pele. Damos-lhe uma dezena de razões para se render a este destino mágico, a pouco mais de duas horas de Lisboa."

Sem comentários:

Enviar um comentário